20 de outubro de 2010

NA ESCASSEZ DE ASSUNTO....




Elegi falar da  escassez e acabo de me arrepender, pois nessa  problemática  a  “escassez”  não é um fato, porque infelizmente escassez  possuímos de muitas formas  em nosso Brasil.

Iniciemos a falar da escassez cultural, essa que a cada dia se perpetua mais e mais devido a falta de comprometimento político que  nos força a acreditar que é por  ser conveniente, desta forma vence as grandes mídias com a pobreza de programas oferecidos, já que a grande camada da população brasileira tem a TV com principal quando não único meio de lazer, e assim a facilidade de manipulação também é um ótimo investimento.

Encontramos-nos  com a escassez de “igualdades”, já que impera a muito tempo aqui no Brasil a desigualdade social, que acaba por colocar uma grande parcela da população em risco de várias maneiras, pois ao não propiciar ajustes para que  tenham condições de se desenvolverem e serem capazes de  criar sua própria  autonomia para “SER” ator de sua própria vida,  sem dar  fantasia de herói  a patrocinadores  de práticas políticas  a muito  tempo exercidas aqui,  que além de não suprir, não fazer crescer, nem satisfazer  necessidades básicas elas também não  proporcionam a libertação e  a evolução dessas pessoas, ela cala profundamente nesses pobres coitados  o estigma de serem as promessas de projetos eleitoreiros de norte a sul do país.

A mais dolorosa  é a escassez de educação, pois essa acaba por ser culpada por  outras:  a escassez de  segurança,  tecnológica  que consequentemente causa a escassez de recursos humanos para preencher vagas de empregos.
 Infelizmente  ou   previsivelmente , pois com a escola pública que se oferece hoje em dia, em que os  alunos  não podem faltar...porém não PRECISAM APRENDER, pois não podem ser ‘humilhados” repetindo o ano, serão com certeza eleitores voluntariamente aos 16 anos ou obrigatoriamente aos 18. 
De onde foi que tiraram essa idéia para aplicar na educação? È impossível conceber que um aluno do ensino médio seja incapaz de ler um texto e interpretá-lo e ainda quererem com isso,   culpar os professores por esses estarem desatualizados e desmotivados para dar aula. Senhor perdoe-os eles não sabem o que fazem!

Ainda mais sério, encontramos a escassez d’água, esse bem natural que o Brasil é privilegiado pela quantidade que possui, porém, já há estudos que isso se tornará motivo para conflitos tanto aqui como em outros países , onde o risco de perdermos nossa soberania em relação  a nosso rios e nossas matas é iminente, se atitudes urgentes não forem tomadas, pois além do aquecimento global, da poluição, temos as irresponsabilidades diárias no consumo colaborando para que a água se esgote.

Chego agora a escassez  de escassezes a citar neste texto, que na verdade nem assunto tinha, mas como o  Brasil é um país  portador de  um terço da biodiversidade do planeta, 12 % de toda água doce do mundo , onde 50 % vive na pobreza  com apenas 10 % da renda nacional, mas  o que importa mesmo é que o  Brasil é o país do Futebol, tem carnaval todo ano, e eleição a cada quatro anos.

2 comentários:

Sarc Odino disse...

Olá Adriana,
sou biólogo, professor e tenho visto na prática o descaso com a educação em seu fundamento básico: educar, exemplificar, sensibilizar, já que educação nunca foi, não é e nunca será negócio (o que não significa que não possa ser lucrativo).
Cabe a cada um de nós atuar, como por exemplo você vem fazendo com o blog. Gostei muito, voltarei mais vezes, parabéns.
Abraço.

Adriana Teixeira Simoni (@Drikafarah) disse...

Legal Rodrigo, fico feliz em saber que é possível encontras outros batalhadores por um Brasil mais culto.
Obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...