8 de maio de 2011

A TODAS AS MÃES


Adriana Teixeira Simoni
Ótimo momento para uma reflexão sobre a MÃE NATUREZA também.

Neste ano de 2011 a campanha da fraternidade lançada pela Igreja Católica remeteu-nos a uma reflexão bastante profunda com relação ao planeta. Esse apóio nada mais é do que um chamado da  própria  natureza,  clamando por ajuda. Várias são as direções desse chamado  que acabam  dirigindo mais atenções  e olhares ao planeta.
É visível que  está aumentando o número de pessoas e também de cidades e  países engajados em movimentos ativos e também em chamados de reflexão como este, bastante importante da Igreja Católica, para olharmos com atenção para as ações que contribuem negativamente para o planeta,  desenvolvendo nessas pessoas engajadas revolta “boa” , revolta que transforma realidades  , revolta que tira do conforto do hábito e faz habituar-se com ações e atitudes  mais dignas e mais saudáveis promovendo assim a sustentabilidade do Planeta.

A  citação de São Paulo  "Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Rm 8,22), na Frase  e lema  usados nos cartazes da campanha, realmente nos envia a uma reflexão bastante real do que o planeta tem passando, ao menos às pessoas que cedem a essa  reflexão.

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto"

Sendo assim, voltemos nossa atenção não somente a mães geradoras  nesse mês ,  mas principalmente a MÃE NATUREZA pois sem ela não haveriam mães para serem parabenizadas pois a diversidade planetária é dependente uma da outra e uma SEM  a OUTRA não   concebe  vida.

Utilizando um texto publicado aqui no blog mesmo,  em  Junho de 2010 volto a lembrar uma analogia entre a Mãe geradora e a MÃE NATUREZA em três ocorrências comuns que exemplificam bastante nossas ações dia a dia com as duas entidades.

“O consumo consciente da água : Dentro desta problemática, podemos associar a nossa mãe de todo dia, porque da mesma forma que ela, nossa mãe, está ali, sempre pronta a nos atender, a água também , você abre a torneira e ela sai limpinha, fresquinha pronta para ser usada. Porém muitas vezes nós não pensamos nela como “mãe” no momento em que escovamos os dentes, lavamos a louça, a calçada ou ignoramos um vazamento mesmo que este esteja externo, antes do relógio medidor.
Se pensarmos nessa comparação, nossa “mãe” iria embora pelo ralo, com um custo bárbaro para seu retorno a torneira.

 O lixo produzido a cada dia : Quando- pensamos no que dar de presente a nossa mãe, seja no dia das mães, no natal, aniversário sempre queremos lhe agradar com algo belo, útil e que dure muito. Pois bem , pra nossa “MÃE NATUREZA” você também deve pensar assim. Ela também merece mesmo carinho. Ao descartarmos nosso lixo em casa podemos colaborar dando ao meio ambiente um presente, separando o lixo reciclável ,que poderá ser reutilizado, do lixo orgânico onde a natureza também se encarregará , com algum tempo , de absorver, Mãe sempre sabe tudo.

As queimadas : A poluição promovida com- queimadas é uma crescente falta de consideração geral, pois com essa irresponsabilidade se expõe não só o meio ambiente a um crime, mas todos os cidadãos do planeta. Além do aquecimento global há um considerado aumento de procura nos postos de saúde por problemas respiratórios. É uma prática arcaica, prejudicial e infame!
Com nossa querida mãe , tratamos de protegê-la de todo mal que possa atingi-la, e assim deve ser com Meio ambiente, quando ver o inicio de uma queimada , denuncie!

Vimos em muitos artigos, reclames de televisão, letras de música entre outros, a expressão “MÃE NATUREZA”, mas será que estamos dando a atenção e o valor realmente merecidos a ela?
Digo apenas, que, sem ela jamais poderíamos estar aqui, nos conscientizando de seu valor, que é tão digno quanto de nossa mãe de todo dia. “

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...