29 de outubro de 2011

VOCÊ É “ONIOMANÍACO"?


Adriana Teixeira Simoni

ONEOMANIA é uma doença caracterizada pelo consumo indiscriminado, sem controle, sem noção dos males que acarretarão tal consumo, é a fuga da realidade em direção a compulsão.   É uma doença que pode atingir qualquer pessoa, independentemente de classe social, condição econômica e formação intelectual. Significado ao pé da letra: “Mania de comprar”. É uma doença que corrompe a sustentabilidade.
Esse é mais um mau fruto do capitalismo, como se não bastasse tantos outros que acomete também qualquer pessoa de nossa sociedade mais precisamente os em vulnerabilidades sociais, pois o capitalismo os segrega na desigualdade frente aos detentores do poder e do dinheiro.  Mas a doença ONIOMANIA pode acometer qualquer um mesmo, segundo pesquisa do Hospital de Clinicas de São Paulo 3% da população Brasileira está acometida desta doença.
A pessoa acometida age como um viciado é descontrolado e se revela irresponsável, pois se satisfaz não pelo objeto que adquire, mas sim pelo ato de comprar objetos sem a menor necessidade, onde assim que chega a casa, pouco se importa pelo objeto. A frustração se instala levando-o a querer a satisfação em outra compra absurda.
O fato é que a sociedade nasce sendo insuflado ao consumo, o estímulo a compra e ao consumo de serviços é a todo instante e em todo lugar. Se verificar sua caixa de correio, está repleta de panfletos, se liga o rádio inúmeras coisas são anunciadas. A frente da TV  a todo momento um anuncio, hoje nem mais se resguarda ao intervalo do programa, o marketing é feito durante o programa usando a imagem do apresentador para gerar mais confiança , e esse  abuso atinge facilmente as crianças.
Para este público tremendamente vulnerável, existem projetos de leis para proibir mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil, porém é difícil controlar as crianças da atualidade que estão precoces em todos os sentidos  ,  assistem programas dirigidos ao público adulto sem controle dos pais e  desta forma  abrem  precedentes para problemas  na  idade adulta.
Portanto reveja o seu comportamento de consumo, cuide de suas crianças e procure adquirir o que realmente necessita.  Perceba se algum membro da família age descontroladamente adquirindo coisas que nunca usa. Não se deixe cair nessa rede.
Os recursos naturais do planeta são escassos em relação a demanda do consumo e este  consumo indiscriminado aumenta mais  a produção o que acarreta em mais vulnerabilidades aos recursos naturais e a humanidade.
Portanto entenda que o mais importante é SER, o TER é passageiro, logo perde o valor.  O SER é eterno e crescente, você sempre poderá SER melhor para o planeta. Basta SER consciente garantindo   assim uma vida saudável passando longe de ser um oniomaníaco.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSA DOENÇA DO HOMEM É A QUE MAIS PREJUDICA A MÃE TERRA...
SERÁ QUE O HOMEM TEM SALVAÇÃO???

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...