5 de novembro de 2011

POR UM PLANETA SEMPRE MELHOR?



Adriana Teixeira Simoni


Na próxima semana Paulínia será a cidade anfitriã do 2° festival de musica SWU de 2011 onde SWU significa (Starts with You)  Começa com você.  Serão três dias de shows com muitas atrações confirmadas. Será esperado  público de 210 mil pessoas.  Resta saber se tudo isso será realmente por um planeta melhor.

O que me fez realmente lembrar desse acontecimento grandioso para muitos adeptos desse estilo de música, na verdade foi a “sustentabilidade” preconizada para o evento,  inclusive em discussões que acontecerão lá dentro num Fórum Global de sustentabilidade com diversos convidados engajados na causa ambiental promete espalhar conceitos de sustentabilidade.

A tal sustentabilidade exposta como foco deste evento peca em muitos aspectos baseados no primeiro festival ocorrido em 2010 em Itu-SP.  Partindo do preço e fila para alimentação, do uso complicado dos banheiros, o transporte que não funcionou, a enorme quantidade de lixo e falta de disponibilidade de água potável para beber gratuita. Havia água apenas vendida em garrafas pet, o que para um evento “sustentável” é outro grande avesso.   

As tentativas de demonstrar no evento iniciativas sustentáveis além destas acima citadas, já se nega na entrada do evento, com o preço dos ingressos para assistir as bandas. Isso embasando no tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, já não cumpre a promessa de sustentabilidade do evento.

Enfim, a polêmica se acalora pelo fato do afinco dos organizadores em prometer algo dentro desse mega evento, partindo de uma publicidade gigante encima de uma sustentabilidade que não é real.  Publicaram na internet um relatório também surreal, onde os dados expostos incluem sem o menor pudor resultados fantásticos para “iludir” investidores.
Apesar de o evento apresentar algumas iniciativas ecologicamente corretas, ainda assim não é possível sustentar que não haverá impacto ambiental. E sendo assim não pode dar garantias de um evento plenamente sustentável.

No evento anterior além da insustentabilidade dos freqüentadores ao jogarem lixo por todos os cantos fora das lixeiras que como sempre em eventos são mal calculadas, também houve outros desgastes, mas quanto ao impacto gerado do evento em si, prometem que árvores serão plantadas em número que garanta a absorção de todas as emissões geradas para  o evento de 2010 e para esse próximo evento. Isso compensaria os  impactos por um mundo melhor?

Essa união de diversão e conscientização só será válida pela chamada à reflexão, pois ao prometerem sustentabilidade cabe a nós cobrar, contestar e criticar por todos os meios, caso ela não aconteça como o prometido.

Chega de engolir exemplos de “greenwashing” o tal marketing verde dissimulado!  Quem gosta cuida, observa e vê adiante. Portanto vamos manter-nos atinados e cobrar as promessas sustentáveis para que o planeta se mantenha sempre melhor para gerações futuras, afinal já somos 7 bilhões. A diversão é válida mas a responsabilidade é  sempre bem vinda.



Maiores Informações:   http://www.swu.com.br/

Um comentário:

Antônio Roberto Mendes Pereira disse...

Parabéns pelo blog. Gostei tanto que inclui o mesmo no meu como LINK. Gostaria imensamente ter o meu blog na sua lista. Ambos estamos preocupados em mudar este relacionamento homem X natureza, precisamos ecologizar tudo e todos. O meu blog :
http://permaculturapedagogica.blogspot.com
Todas as semanas escrevo e posto um texto sobre a temática. Um abraço

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...