19 de novembro de 2011

UMA ÁRVORE X UMA PALMEIRA



Adriana Teixeira Simoni

A arborização de praças e vias públicas representam importante papel no equilíbrio socioambiental garantindo qualidade de vida a toda população além de garantir beleza e conforto, promovendo a troca de gases, a conservação do solo, o alivio  da poluição sonora   e suavizando as altas  temperaturas .

A vegetação urbana integrada ao ecossistema colabora com a diversidade da flora e fauna promovendo a sustentabilidade ao seu entorno.  Porém é importante salientar que a vegetação urbana se encontra em áreas públicas e que a manutenção, manejo e extirpação quando necessários devem ser realizados pelo poder público ou  somente com a sua autorização .

Dia desses em minha  caminhada  diária por uma via  na zona leste , verifiquei dois homens carregando o tronco de  uma árvore erradicada   do canteiro central de uma avenida. Surpresa perguntei por que derrubaram a árvore, a resposta veio rápida e definitiva: - Ela (a árvore extirpada) dava muito trabalho, plantamos uma palmeira. Fiquei sem palavras para reagir, mas dei seqüência a minha caminhada bastante inconformada pela atitude dos dois homens.

A árvore extirpada do canteiro central da avenida já se encontrava com tronco de aproximados 25 cm de diâmetro  deveria apresentar uma copa de 2 m e uma altura de 5 m. Não sei identificar a espécime mas achei uma barbaridade muito grande a atitude e o motivo que os levou a derrubar um indivíduo adulto da via pública.

Uma palmeira também é uma vegetação bonita e faz seu papel no ambiente, mas verifica-se que as árvores são as que mais contribuem, tanto para alimentar as aves, quanto em benefícios perante o ecossistema. Sendo assim comprovadamente não havia necessidade de condenar uma árvore sem um motivo plausível. 

Com esse flagrante, concluísse que a população precisa ser urgentemente conscientizada da importância de preservar e integrar espécies vegetais no ambiente como forma de manter a nossa própria existência. Quem na sua existência não desfrutou de uma árvore, quem não tem uma história, uma brincadeira. A lembrança de algum momento relaxante embaixo da sombra de uma árvore ou mesmo uma recordação amorosa enfim, uma árvore pode nos oferecer uma infinidade de coisas desde o básico como sombra e um galho para um balanço até mesmo matéria prima para artesanatos para ganhar uma graninha, isso falando apenas do desfrute fora todo bem e proteção  ambiental que ela nos proporciona.

O agir corretamente na sociedade está sempre na concepção de multas e taxas nunca no agir racional. Onde, para se erradicar árvores do perímetro urbano e dependendo do caso, até mesmo  de dentro  de nossa propriedade se faz necessária a autorização do corte tanto de árvores isoladas quanto de APPs, e as orientações  estão junto ao Departamento de Meio Ambiente da cidade o que é possível acessar via Site da própria prefeitura.Basta se informar antes de cometer um crime contra o ambiente.

Árvores ou palmeiras plantar mais, cortar menos, proteger sempre!

"A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza."
Nagib Anderáos Neto

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...