24 de dezembro de 2011

NATAL VERDE OU VERMELHO?


Adriana Teixeira Simoni
No final do século XIX Papai Noel que foi inspirado no Bispo São Nicolau, vivia na França e distribuía dinheiro aos pobres, já hoje no Brasil a bolsa família se encarrega disto. Voltando ao São Nicolau, este, começou a vestir vermelho por conta da influência publicitária de uma grande fabrica de refrigerante que fantasiou o Papai Noel como vimos hoje, porém ele antes disso vestia roupas verdes e era magro. 

Bom, nos dias atuais, Papai Noel não veste mais verde nem tão pouco preconiza o verde no que está diretamente ligado a sua imagem. Talvez esse fator tenha sido pela influência da marca de refrigerantes, cala boca Adriana!

Brincadeiras a parte, o Natal pode não ter nada de solidário nem tão pouco de sustentável. Pois a data ludibria a sociedade, faz com que ela gaste sem pensar e nem sempre o presente é por afável gosto e muitas vezes se prejudica economicamente, e ainda colabora negativamente para com a causa ambiental onde o tripé que sustentaria um Natal sustentável entre o social, econômico e ambiental se faz completamente esquecido. Não bastasse isso a precoce publicidade da data inicia-se já no mês de Outubro com as investidas publicitárias para o consumo hipnotizando a todos impondo consumo e muitas vezes frustração por assistir tal movimento sem poder participar.

Não quero ser rude numa data tão gostosa. Com certeza não há nada mais agradável do que receber um presente e também dar outro com o coração, mas o problema que estas datas específicas para “presentear” desencadeiam nas pessoas comportamentos extremamente insustentáveis que colaboram com o comprometimento do planeta.

O lixo gerado pela quantidade de embalagens, as emissões de C02 pelo deslocamento para ir às compras, da logística e da indústria é assustador além do comprometimento financeiro que geralmente é a perder de vista e que muitas vezes perde mesmo, pois são tantas prestações que a soma é maior que o ganho até o décimo terceiro do ano seguinte.

Enfim, desejo que realmente seu Natal seja VERDE, tanto nas possibilidades que tenha para garantir presentes às pessoas amadas bem como para suas atitudes com o ambiente. Que a data também o leve a reflexão antes de se atirar as compras, tenha consciência de que todo lixo gerado em embalagens é reciclável, portanto, destine corretamente à cooperativa de recicladores, agindo assim estará sendo solidário com a sociedade e o planeta.

Mantenha-se verde e de coração aberto sempre de forma sustentável para desfrutar de muitos outros Natais e que de vermelho apareça só a roupa do Papai Noel permitindo que suas finanças pisquem verde até o próximo Natal da mesma forma abundante como a Barriga do atual Papai Noel.

Um FELIZ NATAL repleto de Ideias Sustentáveis
 aos amigos e  leitores do Blog !

Um comentário:

Anônimo disse...

Natal verde com certeza...
Feliz Natal! E um excelente Ano Novo!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨★
¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
¨¨¨¨¨¨¨***o***
¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
¨¨¨¨¨**♥**o**o**
¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
¨¨¨*****♥*o**o****
¨¨**♥**o*****o**♥**
¨******o*****♥**o***
****o***♥**o***o***♥ *
¨¨¨¨¨____|_|____
¨¨¨¨¨\_________/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...