7 de janeiro de 2012

MOMENTO LIXO


Adriana Teixeira Simoni

Irremediavelmente não podemos viver longe desse momento, ele participa de todas as atividades humanas, é onipresente, não há maneira que eu conheça cotidianamente falando de não produzirmos lixo e sendo ele tão onipresente acredito já estar na hora de mantermos uma convivência  sadia e consciente do mal que o lixo mau administrado pode acarretar na vida em sociedade.

Eu com essa insistência em querer que todos manifestem práticas bem vindas com referência ao seu próprio lixo, acabo me indispondo e me aborrecendo, pois acredito ser inadmissível não demonstrar responsabilidades com o nosso próprio lixo e é cruel perceber isso em bairros de classe social diferenciada também,  pois tanto se vê irresponsabilidades com lixo na periferia quanto em bairros de classe média alta e me permito voltar novamente ao assunto fogos de artifício , que são lindos de observar, porém  deixam resíduos bem feios e quem solta baterias  de fogos ou pequenos foguetes deve se responsabilizar pelo lixo deixado numa área pública  bem como as pessoas que não  dispõem de paciência e jogam barranco afora armários os sofás que não querem mais.

Que a produção de lixo está presente em todas as atividades diárias já é sabido. Que há também uma demora do poder público para dar disposição final para o lixo urbano mais condizente tanto com a legislação vigente quanto para com o que o meio ambiente requer, também. Porém nem sempre essa solução esperada do poder público necessita ostentar gastos fabulosos com tecnologias importadas daqui ou dali, coisa que nos dias atuais com tanta podridão aparecendo envolvendo prefeitos da região e de familiares dos mesmos pode nos desenvolver certa desconfiança merecendo nossa atenção, pois afinal é o dinheiro de impostos pagos a municipalidade que seria usada nesses projetos e que poderiam fazer falta em outras áreas caso o investimento não fosse transparente.

Todavia não são necessários investimentos tão altos do município para contornar os problemas com o lixo urbano. A coleta seletiva implementada com seriedade em algumas cidades, renderam benefícios socioambientais incalculáveis o que proporciona economia na extração dos recursos naturais, geração de  renda e  pode movimentar milhões ao lidar da forma sensata com o lixo.

Mas o pior desse cerne está a população que precisa evoluir muito mais do que o próprio assunto lixo.  Essa população ainda está parada no tempo e não tem diferença social que explique tal comportamento. O assunto consciência ambiental tem de estar na pele como perfume, pois demonstrar práticas ecologicamente corretas além de “moda” faz com que as pessoas se tornem celebridades. Hoje uma massa grande de artistas está bastante envolvida com a causa ambiental, não só como protagonistas de publicidade, mas como uma prática pessoal cotidiana deles e se orgulham desse comprometimento. Então me pergunto o que há de MENOS em eu, você, seu vizinho em agir para o bem do ambiente onde vivemos?  Devemos separar e cuidar do nosso lixo na frente de nossa casa, sim cuidar, porque não basta a gente colocar pra fora, precisamos cuidar para que ele seja realmente encaminhado para reciclagem, espalhado pela rua só vai potencialmente lhe causar prejuízos futuros no carro, no esgoto de sua casa, e outros.

Enfim, as vezes a falta de apoio a  Cooperativa de Recicláveis  pode fazer com que  a mesma deixe de prestar um serviço a população eficaz  pois a falta de caminhões decentes para fazer a coleta nos bairros mina seu perfeito e requerido serviço de coleta de recicláveis sendo que se houvesse um convênio com a Prefeitura como há em outras cidades,  o bem seria para todos tanto ao município pela economia com toneladas de  lixo urbano com potencial reciclável que deixa de ser encaminhado ao aterro sanitário bem como o  social proporcionando renda a famílias de catadores cooperados  e melhorando a qualidade de vida da população em geral. Portanto dedique um momento  para o seu lixo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, não esmoreça, necessitamos urgente de cultivar mentes em prol do cuidado ambiental.
Donato Velloso

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...