27 de janeiro de 2012

SACOLINHAS QUAL A MELHOR SOLUÇÃO?

Nossa, ando um tanto  exausta de ler tanta coisa  referente ao acordo para não distribuir mais gratuitamente a mau fadada SACOLINHA no comércio e principalmente supermercados.

Bom, na  minha opinião  esse processo de não distribuição gratuita  da sacolinha não trará  o retorno  ambiental  esperado, mas é uma forma imposta para mudança de hábitos.  O que é  muito bom! Eu defendo uma EDUCAÇÃO ampla e irrestrita para lidar com o  nosso próprio lixo e ter essa consciência já colabora bastante com o ambiente.

Acredito também que conscientizar a sociedade para escolher produtos com menos embalagem, pensar e LER antes de consumir   é algo que leva tempo e talvez não venha a ocorrer com muita rapidez pois as ações no Brasil não andam de mãos dadas. 
Existe nisso  tudo um pouco de tudo, chamo os psicólogos para explicar melhor. Implica no  sentimento de  não TER as coisas que  posso ( as vezes até as que não posso) , se autobloquear  ao consumo é algo complexo.

As redes sociais , grupos de ambientalistas e industria do plástico flexível  estão se engalfinhando por esse assunto com trocas de publicidades diversas contra e favor.
Eu  havia me recolhido para não fazer nenhum post a respeito, porém me incluo nos ambientalistas e também tenho minha posição a respeito.

Penso que a mobilização contra o plástico deve ser maior e geral abrangendo embalagens de isopor também. Difícil! Também acredito nisso, pois embalagens são necessárias sejam para comercializar os produtos  , levar a marca  e  principalmente  proteção a contaminação.

Outros tipos de embalagens em substituição as sacolinhas nos supermercados  como a gravura abaixo, condeno!! 

PAPEL apesar de se desfazer mais rapidamente na natureza ele  consome um absurdo de recursos para  ser produzido desfazendo a natureza, as nossas  florestas. Impossível , esse  foto/cartaz abaixo se precipitou sem fundamento com essas iradas colocações.
  




A conscientização para mudança de hábitos ao ir ao supermercado, levando sua própria sacola, carrinho, caixa é uma ótima forma de fazer a sua parte e não prejudica ninguém. Você pode  até não levar nada para carregar suas compras se estiver de  carro pode jogar as suas compras no porta malas numa caixa para isso ou soltas,  é uma solução e  em casa você dá um jeito.

O problema é que uma grande parte das sacolinhas de supermercado distribuidas gratuitamente tornam-se   em casa saco para colocar o lixo na rua para a coleta  urbana .  Ora, sem elas os consumidores   terão de ADQUIRIR sacos pretos para colocar seus lixos na rua, certo? Pois bem  sacos plásticos são de PLÁSTICOS logo irão para os aterros  e seu ciclo é bem semelhante ao do PLASTICO da sacolinha ao  se decomporem. 

Enfim o consumidor tem um pouquinho mais  de trabalho, muda de comportamento levando sua  própria sacola ao mercado porém gasta mais,  pois terá de comprar o saco  preto para  disponibilizar seu lixo na rua.


Algo errado aí, pois o AMBIENTE continua com o mesmo problema... Com o PLÁSTICO


Quando há uma desconcientização ou despreparo para embalar seus produtos com as SACOLINHAS DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE o excesso delas  pode ser encaminhado a reciclagem afinal é plástico... Melhor aprender a ser razoável!

Já penso  bem melhor quanto  a distribuição gratuita das sacolinhas biodegradáveis,   pois serão igualmente utilizadas para embalar o lixo e se degradarão em menos tempo, resolvendo  assim mais a contento essas discussões e não onerando o consumidor "diretamente"  SALVANDO  PARTE  do planeta.

Uma solução  mais  favorável também para solucionar o problema do lixo reciclável  seriam  PONTOS de troca nos supermercados  por vales sacolinhas ou outros produtos, você leva recicláveis separados em sua casa e ganha bônus, vales ou produtos, brindes...GANHAR algo no Brasil também anima....exemplo disso o aumento de arrecadação com os prêmios da NOTA FISCAL PAULISTA.  Não que isso  (a ideia)  seja  o supra sumo pra qualquer pessoa aderir, mas seria uma forma de condicionar as pessoas a separarem e destinarem corretamente o seu lixo  reciclável.  Já que vai ao mercado use a mão dupla e leve sua coleta seletiva  para o mercado  colaborando com a LOGíSTICA REVERSA, com o ambiente, com a cidade que mora também.
Em Curitiba há  um projeto  semelhante, trocasse  3 quilos de recicláveis por alimentos hortifrutigranjeiros, o que contribui social e ambientalmente certo?. 

 A sacolinha já foi bem vinda na sua  troca pelo saco de papel  distribuído anteriormente  a  elas. Desde então  descobriu-se uma infinidade de utilidades para as sacolinhas como catar caca de cachorro e  saco de lixo . Inventaram  também "PUXA SACOS" onde você guardava as sacolinhas enroladinhas para posterior utilização .
Nessa época os coitados sacos pretos é que sofreram, pois ninguém os  comprava mais. Enfim talvez a sacolinha tenha contribuído para o aumento do desperdício, pois facilitando o transporte as pessoas acabam levando para casa muito além do que precisariam.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...