17 de março de 2012

LIXO ESPACIAL


Adriana Teixeira Simoni

Atualmente o que mais encontramos quando andamos pelas ruas é lixo. Lixos de todos os tipos, formatos e tamanhos. Às vezes é possível encontrar lixos dependurados em galhos de árvores após um temporal ou ventania, mas no geral encontramos lixos pelo chão, não difícil dentro de bueiros, isso claro, se você se prestar a esticar o olhar e observar a quantidade de lixo que se acumula dentro de bueiros, o pior e mais crítico local para acumular lixo haja vista os problemas que acarretam, mas enfim.... Falta educação, responsabilidade e atitudes, assunto para outro dia.

No entanto encontrar ou ver lixos pelas ruas jogados, amontoados ou aguardando o caminhão de coleta ou ainda o reciclador é muito comum, não obstante passa por nossa mente pensar em ver lixos voadores a nossa frente, que caem do céu efetivamente. Entretanto é possível acontecer de algo cair do espaço categoricamente aqui na terra, porém que eu ou você sejamos  atingido será uma chance em cada trilhão, mais fácil sermos atingidos por um raio.Bem eu   prefiro ficar fora dessas duas  estatísticas .

Lixos oriundos do espaço são possíveis de caírem aqui na terra sim, até porque vem crescendo o número de experiências e lançamentos de satélites a órbita espacial o que vem nos beneficiar com informações e confortos como a TV o GPS entre outros. Os foguetes ao serem lançados também sofrem acidentes o que faz com que os mesmos não tenham sucesso ao atravessar a atmosfera e acabam espatifados e espalhados em pedaços que podem atingir a terra, mas o mais comum já que a terra é formada de 70 % de água, de eles caírem no mar.

No espaço também há uma infinidade de lixos perdidos flutuando sem função alguma, são peças e detritos que se perderam de foguetes e que ficaram por lá. O perigo também está lá no espaço com esses detritos em órbita, pois podem se chocar com satélites importantes ou causar acidentes com naves tripuladas, sondas e também nas estações espaciais causando transtornos as pesquisas, já que possuem alta valoração tanto do custo financeiro quanto da dificuldade na implantação dessas estações espaciais, com perdas às vezes de vidas humanas inclusive.

É importante salientar que a curiosidade deve ser controlada caso você seja um sujeito de sorte e venha ter a sorte de ver cair a sua frente ou próximo a si  algum detrito oriundo do espaço, geralmente eles aparecem no horizonte como uma bola de fogo e ao caírem se apagam, porém continuam quentes. O fato é que não devemos nos aproximar demasiadamente, pois a possibilidade do objeto não identificado ser radioativo ou tóxico é algo a considerar. O mais indicado é que antes de nos aproximar é avisarmos autoridades para isolar a área e órgãos competentes como o INPE (instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para que recolha esse material e faça análise.

Saiba que se cair sobre sua propriedade e danificar algo ou alguém o responsável é o País lançador de tal artefato, apesar de raro acontecimento ainda bem que há responsáveis. Que eu nunca precise deles! Prefiro ganhar a mega sena que tem  semelhantes possibilidades.

Agora é bem legal lembrar que Mogi Mirim foi alvo de um desses lixos espaciais, seria isso sinal de sorte para a cidade? Enfim o fato é que em 1988 bem no centro de Mogi Mirim  caiu sobre uma casa um artefato do tamanho de um motor de fusca não feriu ninguém mas chamou bastante a atenção dos moradores, inclusive eu mesma me  espremi para chegar o mais perto possível, mas infelizmente não haviam celulares nem maquinas digitais para registrar o evento. Consta que a NASA pagou todas as despesas do morador. Agora dificilmente veremos isso acontecer novamente, pois a chance em um trilhão já aconteceu.

Vídeos noticiando o fato:


Saiba mais sobre LIXOS EPACIAIS.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...