22 de março de 2012

SIMPLESMENTE ÁGUA



Adriana Teixeira Simoni

A água sendo um liquido imprescindível a vida planetária, também possui extraordinária importância para o corpo humano.  A proficuidade em todos os processos em que a água é extremamente necessária para que ocorram transformações, são impressionantes.Por exemplo: Para que aconteça a digestão, absorção transporte de nutrientes e excreção de substâncias a água tem essencial presença, não menos que para equilibrar a temperatura do nosso corpo, bem como para eliminar toxinas através da urina e facilitando a formação do bolo fecal. Eca! Precisava lembrar isso também?

Sim, todo processo que ocorre em nosso organismo envolve água. Para eliminarmos toxinas pelo suor, no processo de respiração, como veículo para a distribuição de nutrientes pelos órgãos do corpo, para demonstrarmos sentimentos extremos de tristeza, alegria e emoção.

Nós humanos e o próprio planeta Terra somos constituídos por mais de 60% de água, semelhança no mínimo emblemática.  Assim como a água irriga e alimenta a Terra, o nosso sangue irriga e alimenta o nosso corpo.

Hoje, mais do que nunca, a vida do homem depende da água. Uma pessoa pode gastar até 300 litros de água por dia com atividades domésticas além do consumo de água que não visualizamos quando para colocarmos a mesa 1 kg de carne onde  para isso são gastos  15,5 litros d’água ou  para adoçar o cafezinho da semana onde para fabricar 1 kg de açúcar refinado  se consome 1,5 mil litros de  água em sua produção.

Essas informações sobre o gasto de água na obtenção ou produção de qualquer produto é chamado de Pegada Hídrica, um conceito criado pelo professor Arjen Hoekstra para calcular o volume de água consumido na indústria, na comunidade, numa empresa ou por uma pessoa.

Esse conceito veio para compor uma norma padrão para que companhias entendam como utilizar os recursos hídricos de forma mais uniforme e devolvê-los limpos para a natureza. E nós consumidores, devemos nos preocupar com a origem dos produtos que consumimos e quais foram os procedimentos adotados na sua  produção.

Para garantir uma atitude sustentável podemos colaborar com muitas ações práticas como: Economizar água tratada, descartar o lixo corretamente, plantar mais árvores, gastar somente o necessário, denunciar poluidores, cobrar tratamento de esgoto, proteger nascentes e espalhar consciência ecológica para garantir uma vida em consonância com a natureza e convivência entre as pessoas num ambiente muito mais saudável rodeado de água LIMPA.

Portanto, apague hábitos perniciosos no consumo de água em sua residência, procure ser o mais racional possível promovendo a economia e não desperdiçando, pois não há conforto maior do que abrir uma torneira e obter água limpinha para suas atividades diárias. Não permita o uso de água para varrer calçadas essa é a forma mais maléfica do uso d’água. Use a água para a vida para matar somente a sua sede permitindo que a água conviva no planeta além da existência humana para oportunizar outros retornos. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá querida, sem água não seremos nada, temos que tratá-la como ouro, se não, vamos ficar sem...xeros amiga....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...