23 de junho de 2012

RASCUNHO ZERO




Adriana Teixeira Simon


É fato que quando queremos escrever algo de valor nos remetemos ao uso da útil ferramenta “rascunho”. Ela nos permite errar, não concordar mais, mudar o sentido do texto, inverter posições. Também nos permite desistir daquele parágrafo inteiro e preterir seu uso para o futuro.

Contudo, que rascunhar ideias seja útil, o pensamento que nos encaminha a cada rabisco tem uma ideia central, tem um tema, uma direção que nos envolve e inspira, culminado finalmente num texto que venha manifestar o tema pretendido, que na Rio+20  será de  ações globais para o desenvolvimento sustentável.

Entre os dias 13 e 22 de Junho a Conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento Sustentável reuniu muita gente importante no intuito de redigir um documento final que viesse a estabelecer metas para o crescimento econômico social e ambiental para os próximos 20 anos.

Todavia ao acompanhar tudo que se passou na Rio + 20  de positivo ou de negativo em relação ao “Futuro que Queremos”, foi possível perceber que a sociedade e entidades civis aproveitaram os espaços destinados a discussões paralelas na cidade do Rio de Janeiro para protestar sobre vários temas. Há  quem diga que  nesses espaços era possível anotar  rabiscos  que deveriam ter sido levados em conta nesse documento final, pois manifestações sociais sempre procuram mostrar onde a pedra está realmente apertando no sapato.

Chego a concluir que por meio dessa grande conferência pouco de imediatismo com referência a soluções ou inovações para implementar o desenvolvimento sustentável irão acontecer . Servirá novamente para destacar o adiamento das decisões mais importantes e necessárias comprometendo  o crescimento equilibrado e postergando adequações compartilhadas entre nações.

Os países desenvolvidos não ponderam em declinar de seu crescimento impactante e por outro lado os países em desenvolvimento também pretendem atingir igual patamar. Nesse impasse os países em crescimento são mais cobrados para criarem infraestruturas verdes que não lhes impeça continuar o crescimento, porém com uso de novos mecanismos para contemplar a redução dos impactos contra o planeta. Uma exigência com a intenção de passar a borracha no texto, na degradação cometida pelos países ricos nos últimos anos. Reincidente: “Faça o que eu mando, mas não o que eu fiz!”

Que esse grande rascunho,  permita acreditar no progresso ao passar a limpo o texto.  Com a possibilidade de ver redigida a devida proteção das florestas, das águas e oceanos, a segurança alimentar, a redução da pobreza sendo tudo isso acompanhado do crescimento econômico. O desafio continua sendo frear o consumo dos recursos naturais sem, contudo deixar de crescer. Buscar qualidade de vida sem depreciar a inclusão e preocupação na redução das emissões de CO2 embutidas nesse crescimento. Haja preparação e vontade política!

Entre discussões globais e discussões em ambitos mais restritos creio haver maiores possibilidades de formatar um rascunho melhor e mais articulado em núcleos menores, o que possibilita apresentar definições em direção ao desenvolvimento sustentável com soluções mais realistas focadas num olhar local.  Entretanto, um texto que permita traçar caminhos sustentáveis para agora e não prescrevê-los nas iniciativas ou em outras discussões a partir de 2015 é algo que esse rascunho final não propõe para a Conferência Rio +20.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...