28 de agosto de 2012

COMPORTAMENTO LIXO



Adriana Teixeira Simoni

Se você leitor acha lixo algo inútil, supérfluo, repugnante e sem valor, deve concordar comigo que desenvolver através de atitude e comportamento egocêntrico, descompromissado  com a  vida em sociedade a troco de se fazer notar, exibir-se por meio da ostentação de suas posses ou de seu pseudo poder  também podem ser considerados comportamento LIXO!

Na vida em sociedade bem como na vida corporativa, comunitária ou pública nossos comportamentos devem ser condizentes com a moral e os bons costumes. Nem precisaria citar isso, porém como andam meio esquecidas, se faz necessário.

Além é claro de seguir a correnteza dos acontecimentos e se mostrar aberto e solidário a causas e necessidades comuns a toda a sociedade e ao planeta. E aí entra a vida pública também, políticos devem conectar mais seus atos com as necessidades de sua comunidade e legislação vigente.

Não é admissível nos tempos atuais em que redes sociais, imprensa falada e escrita em   suas diversas formas  de se apresentar como os jornais, revistas de variados  temas  explorando a todo tempo via  publicidade ou sugerindo reflexão ao tema sustentabilidade, preservação ambiental e os impactos sofridos pela natureza entre outros que ainda assim essa mesma sociedade não se interesse em fazer parte dessa campanha pelo bem do planeta mudando as suas atitudes e os seus hábitos. Esse é um exemplo de comportamento lixo na qual deve-se  tampar o nariz para não sentir o cheiro.

Outrora poderíamos pensar que não houve o acesso a tal informação, mas hoje não dá para se esconder atrás dessa desculpa. E é bom lembrar que o excesso de informações também prejudica, pois ajuda a mascarar acontecimentos mais importantes deixando que políticos se alastrem na corrupção assim como na sua inanição em projetos e ações para garantir qualidade de vida para a sociedade pautada no desenvolvimento sustentável da cidade. Haja vista o quanto se fala em cumprir prazos para a realização da copa do mundo, porém não se ouve ninguém lembrar que 2014 é o prazo  limite para erradicar os lixões no país.Porém promessas e propostas mirabolantes não faltam   nesse ano  de eleição municipal.

A prepotência e a indiferença são atitudes que corrompem o homem e a sustentabilidade do planeta. Um político que não se compromete com o destino do lixo urbano da cidade que administra e que nada faz para minimizar a problemática com o lixo mesmo para cumprir exigência de lei apresenta igualmente um comportamento lixo, uma atitude inerte e sem valor. Pois antes de se adequar a soluções sanitárias necessita expressar a sua vaidade em obras que apareçam mais, outro comportamento desnecessário na vida pública. Devem fazer o necessário e não exaltar memoriais de próprio busto.

O melhor comportamento é aquele que associa nossas atitudes práticas a mudança de hábitos onde nos posicionamos em igualdade de responsabilidades desde o momento do consumo até o descarte. Pois,  acredite, se não contribuirmos com boas práticas em nossa casa , empresa, separando o lixo reciclável e  também cobrando para que ele seja reciclado, não conseguiremos fazer com que a sustentabilidade aconteça.

Precisamos do poder público engajado e compromissado, mas nossa atitude cooperativa é indispensável, não se jogue no lixo!

2 comentários:

Maria Odete Pinho disse...

Parabéns pela matéria! As nossas atitudes influenciam o nosso entorno. Se forem boas serão multiplicadas, mas se não, poderão ser um mau exemplo.

Adriana Teixeira Simoni (@Drikafarah) disse...

Obrigada Odete. É isso aí...cada um fazendo o seu pouco, MAS FAZENDO!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...