18 de maio de 2015

RECICLAGEM DE VIDRO




Se você tem facilidade em adquirir cacos de vidro e dispõe de um forno de alta temperatura, pode começar a produzir bolinhas de gude. Boa dica para começar no ramo de reciclagem com baixo investimento!
A fabricação de bolinhas de gude a partir de sucata enquadra-se no processo mais comum de reciclagem do vidro, no qual os cacos devem ser triturados e fundidos em fornos de alta temperatura.
Os cacos de vidros comuns fundem-se a uma temperatura de cerca de 1000°C. Após a fundição, a massa vítrea resultante deve ser despejada nos moldes e deixada até que esfrie e se solidifique novamente.

Recomendações

Em primeiro lugar é necessário avaliar se o forno disponível é apropriado para realizar a fundição dos cacos de vidro. Deve ser verificado se o equipamento atinge a temperatura exigida pelo processo – cerca de 1000°C, e também se o material do refratário do forno é compatível com a fundição de vidro.
É também importante certificar-se de que entre os cacos de vidro provenientes da sucata não existam metais.
O ferro metálico, por exemplo, reage com o material refratário do forno de fusão, chegando a furar a sola e as paredes do equipamento.



Para obter maiores informações, recomenda-se entrar em contato com a ABIVIDRO - Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro   Tel.: (11) 3255-3033 Site:http://www.abividro.org.br

Fonte: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://sbrt.ibict.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...